Reduzir desperdício de energia é possível com medidas simples

Reduzir desperdício de energia é algo possível no dia a dia e isso está ao alcance de todas as pessoas. Pouca gente se dá conta, mas o simples ato de fechar uma torneira ajuda todo o sistema. E não é só porque a produção de energia precisa de água, mas principalmente porque o tratamento da água consome muita eletricidade no serviço de saneamento.

Outras medidas simples auxiliam a diminuir o gasto de energia em casa, como a manutenção de eletrodomésticos e a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, que representam uma economia de até 90%.

Especialistas do setor concentram esforços e medidas para melhorar a eficiência do sistema elétrico brasileiro, ou seja, usar a tecnologia para garantir fornecimento nos próximos anos. Um dos desafios do País, segundo eles, é diversificar as formas de geração de energia como as fontes limpas, como eólica e solar.

Hoje, 67% da energia é produzida por hidrelétricas.

Uma especialista ouvida pelo jornal CNT, mostra o caminho de mudança. “A gente tem que olhar um pouco para frente e buscar as tecnologias, desenvolvê-las olhando o futuro, desenvolvendo inovação para ajudar nesse processo.”

 

Fonte: Rede CNT (jornal de 17/11/2017)

 

Compartilhar: