Retomada da economia está em curso

Retomada da economia – com inflação sob controle, o Brasil pode dar continuidade ao processo de recuperação do crescimento econômico em curso, gerando empregos e aumentando a renda das famílias. A afirmação é do Ministério do Planejamento, que divulgou nota comentando a inflação de 2,95% registrada no ano passado, segundo reportagem do jornal Valor Econômico.

“O ano de 2017 terminou com resultados favoráveis no campo econômico. Saímos da maior recessão da nossa história, com dois anos seguidos de queda no PIB, voltamos a gerar empregos e a inflação, como divulgada pelo IBGE, mostrou recuo de maneira significativa”, diz o texto.

 

Inflação – Para a retomada da economia emplacar, a inflação mais baixa será grande aliada. O ministério lembra que, para 2018, os analistas de mercado, de acordo com boletim semanal Focus, do Banco Central, projetam que a inflação ficará abaixo de 4%, inferior ao centro da meta – destacou o jornal.

A nota do governo ainda destaca que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2017 é a menor variação desde 1998 e a segunda menor inflação em toda a história de divulgação do IPCA, iniciada em 1980.

A taxa de inflação ficou abaixo do centro da meta de 4,5%, o que não ocorria desde 2009, e, pela primeira vez, abaixo do limite inferior de tolerância de 3%.

 

Fonte: Valor Econômico (Eduardo Campos)

Compartilhar: